Voltar à Página Inicial

O ilusionista



É aquilo que outro dia aqui escrevi, isto dia sim dia não o Amadora lança umas cá para fora e deixa meio mundo a tremer que nem varas verdes.

E digo meio mundo, porque ainda acredito que haja outro meio a acreditar que a essência do Belenenses é o futebol, porque o restante meio está-se borrifando se o futebol fica ou deixa de ficar na I Liga, atento o desleixo, a desatenção e o estado de menoridade com que muitos publicamente não tratam esta questão, deveras essencial para o Clube.

Ou seja, está-se borrifando se podemos ter ou não os benefícios financeiros decorrentes com o contrato de patrocínio com a Victoria Seguros nos exactos termos em que tem vigorado, valor esse que bem conheço e fica aqui em mais uma reserva da mina parte, sendo, no entanto, um elevado valor.

E está-se, também, borrifando para os direitos das transmissões televisivas que são umas na I Liga e outras confinadas ao horário da manhã de Sábado ou de Domingo, altura em que muita gente aproveita para descansar.

Essa duas parcelas somadas é muito dinheiro, em relação ao qual há gente que se está nas tintas, quer através de um silêncio ensurdecedor, quer através de manifestações anti-participação na I Liga, que já vi escritas algures, ou seja, na Vitalis é que é bom.

Sobre isto, fiquei nos anos 80 ou 90, não me lembro bem, de decrações públicas ao jornal A Bola do ex-dirigente Luís Santos, o tal da Federação de Andebol, pelas dizia o senhor gurda-livros algo como isto: não é escândalo nenhum jogarmos na 2ª Divisão E não tínhamos descido.

Estes fulanos tipo Luís Santos a juntar a outros tipo Carlos do Carmo que nos quer confinar à linha de Cascais e mais uns quantos betinhos que para aí andam, precisam de várias coisas: alguma humildade e um curso acelerado da defesa dos altos interesses do Clube de Futebol "Os Belenenses".

Fui ontem alertado para a notícia do jornal A Bola sobre maifestação de intenção do capataz do Estrela da Amadora em relação a tentar fintar a Liga quanto a uma eventual inscrição, mediante outra figura jurídica que até se falou poder ser uma SAD. Diz ele ter 3 soluções para a coisa, sendo que à partida devia ter meia-dúzia, porque, pelos vistos, o Estado fica a arder em larguíssimos milhões de euros e vamos lá ver como é que Liga justifica isto se admitir este falso clube, mas se o PEC está afastado, se não conseguiu rever o valor da dívida ao fisco, se não mostra real interesse em pagar aos jogadores, antes assinando cartas para o fundo de desemprego, então onde reside a tal preocupação pelos 400 miúdos que ele diz lá andarem?

Mas também lida em pormenor a notícia do dia, o capataz refere por lá que a tentativa nesse sentido é apenas para adiar os apetites dos tubarões.

Como ninguém do Belenenses, com excepção deste blogue, se manifestou publicamente em relação ao que mais queremos, agradeço aqui deste meu cantinho o elogio, porque ao menos a haver um bom nome que me chamem que seja então o de tubarão.

E nessa qualidade pretendo ser, de preferência aquelas máquinas trituradoras dos filmes do Steven Spielberg na sequela do Tubarão.

Agora, um bocadinho mais a sério.

Mesmo que o Amadora avance com uma tentativa de inscrever-se sobre outro estatuto jurídico, há uma coisa que na actulidade está cilindrada que diz respeito ao cumprimento dos prazos e o facto é que o início do processo de inscrição da Liga tem as seguintes etapas que têm de ser queimadas, uma a uma:

1. 8 de Maio de 2009: data do comunicado nº 186/09 da Liga sobre a enunciação dos famosos pressupostos financeiros, o qual foi dado conhecimento a todos os sócios da Liga;

2. 1 de Junho diferido para 5 de Junho, data limite para a inscrição na Liga. O Belenenses fê-lo ou no dia 1 ou no dia 2 e ninguém em mais lado algum saudou o esforço, que foi tremendo, para conseguir inscrever o Belenenses SAD e bem sei do que falo, mas cá fica mais uma reserva para em melhores dias falarmos nela;

3. 15 de Junho data limite para aduzir novos documentos justificativos em falta em 5 de Junho;

4. 17 de junho data em que a CTEA já comunicou a cada clube ou SAD da decisão em relação a cada candidatura;

5. dia 24 diferido para dia 25 por efeitos dos saltinhos tripeiros ao seu S. João, para efeitos da audiênccia prévia dos candidatos que eventualmente não cumpram todos os quesitos do comunicado nº 186/09, e

6. 30 de Junho data da decisão da Liga dos clubes que participam em cada uma das Ligas Profissionais.

Nos entretantos, saliento aqui que houve uma outra data extremanente importante neste calendário, embora não conste do tal comunicado, que é o dia 21 de Junho, dia em que Hermínio Loureiro ouviu o recado do Presidente da Premiere League inglesa onde foi dito e repito o que ontem aqui disse: "Em Inglaterra é impensável haver um clube com um salário em atraso".

Portanto, se a Liga se quiser meter em aventuras é proclamar o Estrela Amadora com o estatuto sei lá do quê, já que o capataz diz ter 3 soluções, sendo certo que o Comunicado da Liga só prevê duas possibilidades de inscrição, a saber:

1. ou se increve na condição de clube em regíme especial.

2. ou se inscreve na condição de sociedade desportiva.

No meu entender, e para que uma sociedade desportiva cumpra em paridade com as demais sociedades desportivas, os pressupostos financeiros lá exigidos teria de ter, para além de ter queimado já as etapas entre os dias 1 a 17 de Junho do cronograma do Comunicado da Liga, teria de ter, por exemplo, os recibos de vencimento reportados a 24 de Maio dos jogadores e treinadores em dia em relação à época transacta no que se refere, ainda, à lista então entregue no dia 1 de Junho de 2008.

Teria ainda de ter actividade e que eu saiba, não tem.

Uma SAD terá de ter, também, um capital mínimo, que para uma I Liga é só de 2,5 milhões de euros que terão de ser imediatamente realizados. Embora dê de barato que o dinheiro nestas coisas possa ser uma fantasia.
Terá, no entanto, de cumprir diversas formalidadse que terão de ser actualizadas,, entre as quais, por exemplo:
1. acta da assembleia-geral do clube a autorizar a criação da SAD;

2. acta da assembleia-geral do clube a aprovar a percentagem do cluube no capital social na SAD;

3. acta da assembleia-geral de accionistas a eleger os respectivos corpos sociais e os seus legais representantes;

4. pacto social, devidamente publicado na III Série do Diário da República e

5. ter um NIPC no serviço de finanças;

6. ter um número no sistema da Segurança Social,e

7. mil e uma formalidades que não se comapadecem com o que vai passando: o combóio dos prazos.

Teria de ter, também, 3 accionistas que a responsabilizem e sejam, também, responsabilizados pelos desvarios da dita sociedade, isto porque como recente acórdão do Tribunal Cosntitucional, que aqui dei à estampa no passado dia 17 de Julho -parecia eu que já adivinhava este tipo de jogadas, o património dos responsáveis das sociedades responde perante as dívidas.

Enfim, isto já cansa de tanta asneira, interrogando-me se este cavalheiro se está nas tintas se a mesa das famílias dos funcionários do Amadora está vazia, tem carapau ou chicharro, quando pelas aparências, a mesa dele deve oscilar entre a santola e a lagosta.

Neste país em que os valores essenciais da liberdade e civilidade estão cada vez mais colocados em causa em favor da xico-espertice, esta então com laivos de saloiada militante, pouco me admira que hajam admiradores destes espertos.

Etiquetas: , , ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker