Voltar à Página Inicial

Começou a Liga 2009/10



Nota: Podem clicar na imagem, aumentando-a de tamanho, para melhor visualizarem a sequência das jornadas.

Ver o nome do meu Clube no sorteio da Liga é, podem crer uma bênção caída dos séius, porque a haver justiça despotiva, nós teríamos descido de divisão.

Felizmente, o Hermínio Loureiro levou a sua para a frente em moralizar minimamente a liga profissional, introduzindo penalizações aos infractores. Pelo andar da carruagem, vai ahver época em que a Liga Prifissional será estanque a um determinado a um número mínimo de concorrentes que não serão os actuais 16.

Começou na pré-slecção, através dos pressupostos financeiros, faltando, ainda, a observância dos pressupotos desportivos, aplicndo ao Estrela da Amadora o que se podia ter aplicado a mais clubes ou SAD's.

Porém, há que nos mentalizarmos que este ano não pide falhar um único mês em atraso, quando não dá direito á subracção de pontos por cada jornada.

Com o sorteio ontem realizado, cuja sequência já ontem aqui foi enunciada pelo João Pela, a LPFP deu o pontapé de saída à liga de 2009/10, sendo certo que tal sorteio vem apenas ser efectuado, digamos, de forma algo rabuscada e pantamineira.

Rabuscada e pantamineira porque os concorrentes foram colocados em pé de desigualdade face aos condicionalismos previamente lá introduzidos, nomeadaemte a protecção aos 3 clubes do costume e aos clubes da Madeira.
Assim:
1. dois dos 3 clubes de Lisboa estão proíbidos de jogarem no mesmo dia ao mesmo tempo.
2. os tais 3 dos costume só se poderiam econtrar a apartir da 4ª jornada, e
3. os clubes da Madeira gozam do prvilégio concedido aos tais 2 clubes de Lisboa.

Suponho que ainda foram por lá introzudos mais uns pormenores por forma, diz a Liga, a viabilizar a competição.
Que é uma liga decadente, isto é, um campeonato falido, já todos nós o sabemos, bastando ver que os principais clubes tiveram de despachar os seus melhores activos e isto tem vindo acontecer ano após ano, pelo que a qualidade do espetáculo vai piorar.
Mas não piora só por aí, porque é meu entendimento que a liga poderia melhor defender o expectáculo se tivesse adoptado o critério da protecção no sorteio aos clubes médios ou mais pequenos, porque são estes que vão dar espectáulo e é nesses que se vão encontrar os cchamados outsiders pela boas e más razões

Não sei porquê s e actuou neste caminho, ou então admite-se logo à partida que o campeonato está viciado, apenas faltando intrioduzir o afctor arbitragem na defsa dos ditos melhores elementos em campo, ou seja, a aplicação, por extensão, da protecção aos clubes atrás enunciados.
Cabe à SAD do Belenenses setar atenta a estes tipos de proteccionismos que se vão observar em acmpo, não só nos nossos jogos, mas nos jogos que indirectamenet poderão condicionara nossa classificação, porque se há dúvida que eu não tenho é que seremso um alvo a abater.

Viciado ficou ele na admissão de pelo menos do Leixões, o qual notoriamente não cumpriu em tempo os pressupostos financeirros.

Mas isso são trocados com a disposição à partida de previligiar Benfica, Porto, Sporting, Marítimo e Nacional.

Isto é batota da grossaa e suponho não conhecer mais nenhum tipo de sorteio nestas condições em mais lado algum, nem sequer na Colômbia,a pesar de todo o cartel de droga que por lá há.

Se a Gripe A não der conta disto, certamente que Hermínio Loureiro vai ter a sua liga para lá se enteeter. Pior é se o H1N1 lhe estraga os planos, porque pelo que o meu médico local me disse, até as férias dele tiveram de ser alteradas para os planos de contingência que se prevêem serem intensificados em Setemro ou Outubro.

Se as coisas corerrem normalmente, sem Gripe A a atrapalhar, o que vai ser muito difícil, digo eu aqui e agora e nem sei se no Belenenses está ou não previsto algum plano de contingência, seria bom que sim, vamos ter 8 jogos em casa e 7 fora de casa na 1ª volta.

Não me querendo alongar muito sobre o futuro da nossa equipa no próximo campeonato, julgo ser de referir que a 1º volta é-nos bastante acessível nos jogos em casa, sendo que o caso mais bicudo se apresenta na 4ª jornada, porque em meu entender os restantes podem todos eles serem ganhos ou, pelo menos, não os perdermos.

Atenção, porém, que o ano passado dei-me mal nas pervisões joranada a jornada, tendo dado como bom aquilo que os fugitivos nos deram para o plantel, pelo que gato de água fria tem medo e agora não arrisco progonósticos, tanto mais que sei terem havido muitos condicionalismos de índole financeira que nos obrigama ter de ser muito contidos nas despesas, o mesmo é dizer na qualidade do plantel.

Etiquetas: , ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker