Voltar à Página Inicial

O novo estádio da Luz e a CML



Notas Prévias:

Há uns dias atrás publiquei aqui as maléficas acções desenvolvidas pela CML no sentido de sistematicamente prejudicar o Belenenses ao beneficiar outros clubes esquecendo premeditadamente o nosso.

E fi-lo com a consciência da veracidade daquilo que escrevi pela simples observação dos factos e, também, através de uma exautiva a consulta que é pública a inúmeros textos existentes no Google sobre medidas no sentido inverso desenvolvidas por um ex-presidente da CML.

Falo, como é óbvio, de Santana Lopes, o qual depois de muito ter dito para a fotografia que iria tratar o Beleennses por igual em relação ao tratamento conferido ao seu Sporting e ao seu apego ao Benfica acabou o seu mandato sem concretizar uma única medida de apoio ao Belenenses.

E digo apego ao Benfica, porque o actual Estádio da Luz foi a obra do mandato de Santana Lopes à frente da edilidade Lisboeta. Percebe-se. O Benfica rende votos. Já o Belenenses nem tanto.

Ele agora quer voltar, embora tenha sérias dúvidas que volte, porque a Helena Roseta baralhou-lhe as contas, mas o facto é que a associação Santana Lopes no chumbo do projecto imobiliário e a aquiescência sem pestanejar de Sequeira Nunes, leva-me, para desgosto dos que mais gostam do Santana que do Belenenses, a retomar o assunto e aqui fazer prova provada de que o Belenenses está a ser ostensiva, abusiva e premeditadamente deixado para trás, numa altura, sublinho, de vital importância para a nossa subsistênvcia na área da grande competição.

Não há autarquia que não ajude as suas associações. Porque razão está o Belenensesde fora do âmbito das preocupações autárquicas quer da CML, quer da JFSMB?

Devíamos ter outro tartamento? Claro que sim, tanto mais que nos foi prometido e o não cumprimento de tais promessas arrastam-nos para uma maior situação fracturante da nossa implantação no mundo do desporto.

Repare-se que quer o Sporting, quer o Benfica são não só beneficiados em concessão de urbanizações de fazer chorar a calçada, como ainda por cima, a CML constrói-lhes um pista de atletismo com outras valências, cujos encargos de conservação cabem à CML.

Devíamos, na recepção que vamos fazer aos candidatos, e a todos eles, entregar uma monografia da quantificação das perdas financeiras que o esbulho das Salésias, a exprropriação do Restelo e o constante adiamento da entrega de terrenos.

Mais devíamos fazer sentir que quanto ás Salésdias ou nos devolvem a bem, ou deixaremos que o tribunal litugue a questão.

Reza assim uma notícia da TSF do dia 22 de Janeiro de 2002 e que reproduzo:


A Câmara Municipal de Lisboa vai contribuir com 12,5 milhões de euros (2,5 milhões de contos) para a construção do novo estádio da Luz. A revelação foi feita pelo presidente dos «encarnados», Manuel Vilarinho, após uma reunião com o novo edil, Pedro Santana Lopes.
O financiamento de 12,5 milhões de euros e a autorização de construção de uma nova bomba de gasolina são as medidas com que a Câmara Municipal de Lisboa vai contribuir para «a modernização do equipamento desportivo do Benfica»

Manuel Vilarinho, no final de uma reunião com Pedro Santana Lopes, revelou as intenções da autarquia, que segundo disse, serão extensíveis ao Belenenses e ao Sporting.

O presidente do Benfica afirmou também que a Câmara de Lisboa irá pensar acerca de um aumento da volumetria de construção nos terrenos do actual estádio da Luz.

O futuro Estádio do Benfica e o novo estádio José Alvalade integram a estrutura de 10 estádios que se encontram em construção ou remodelação com vista à fase final do Europeu que Portugal organizará dentro de dois anos, sendo o recinto «encarnado» o palco previsto para a final.

Pergunto: Se é verdade que a CML deu, também, semelhantes benesses finaceiras ao Sporting e se esta notícia é de 2002, obnde estão os nossos 12,5 milhões de euros?

Depois, vamos por aí fora e detectamos mais isto:

Santana deve ceder terrenos para viabilizar o novo estádio do Benfica, ou seja:
A «solução imaginativa» de Pedro Santana Lopes para construir o novo Estádio da Luz será ceder à Somague, empresa construtora, terrenos na Alta do Lumiar.

Segundo noticia esta sexta-feira o matutino A Capital, «no espaço do antigo Estádio da Luz, a Somague constrói em 30 mil metros quadrados e recebe 60 mil metros quadrados na Alta do Lumiar, em zona que o PDM considera urbanizável». A Câmara Municipal de Lisboa não desmentiu a notícia.

O PortugalDiário noticiou precisamente a mesma história a 1 de Fevereiro de 2002, às 12h53. Acontece que, nesse mesmo dia, duas horas depois, o presidente da Câmara de Lisboa, então recém-eleito e envolvido na luta eleitoral legislativa, desmentiu energicamente, dizendo que era «totalmente mentira».

Hoje, 12 de Abril, 71 dias depois, Santana Lopes não desmente a mesma notícia.

Contactado pelo PortugalDiário, o gabinete de imprensa de Pedro Santana Lopes diz apenas que «uma decisão será anunciada na próxima semana» e que «Pedro Santana Lopes não fará mais declarações até ao momento em que o acordo seja anunciado».

Mais, a Câmara de Lisboa «não desmentirá mais nenhuma notícia» porque senão «teria de desmentir muitas mais» e, afirma a mesma fonte, «está cansada» para tantos desmentidos.

Instado a responder se a notícia do matutino A Capital seria desmentida como foi a do PortugalDiário, o gabinete de imprensa de Santana Lopes disse que, em princípio, não o faria e que a responsabilidade do processo está agora com o vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues. O PortugalDiário tentou contactar o vice-presidente, ainda sem sucesso.

Mais terrenos

Além da notícia já divulgada, o PortugalDiário sabe que, em cima da mesa, está ainda ponderada a hipótese da cedência de terrenos passar, além da Alta do Lumiar (Alta de Lisboa), por terrenos nas Galinheiras, onde antes estavam barracas.

Este terreno poderia permitir maior densidade de construção, pois o valor dos terrenos – e das respectivas casas – será menor do que na Alta de Lisboa.

O PortugalDiário recorda o texto original publicado em Fevereiro, e mostra-lhe as imagens da construção do Estádio da Luz. [Leia a seguir, no texto "Luz verde"]

Volto a perguntar: onde está aqui o tratamento equalitário em relação ao Clube de Futebol "Os Belenenses"? Foi ou não o Belenenses vilpendiado pela Câmara Minuvipal de Lisboa nestas seguintes situações, a saber:
1. Esbulho das Salésias;
2. Entrega duma pedreira com a obrigatoriedade de a pedra das bancadas ser tratada e trabalhada, mediante pagamento ás oficinas da CML;
3. Expropriação do Estádio do Restelo pelo não pagamento de tais serviços e de uma facturação de água;
4. Chumo justamente pelo Santana Lopes do projecto imobiliário;
5. Não entrega e, pior que isso, não identificação dos terrenos prometidos via EPUL, em princípio localizados no Restelo?

Mas coninuando as diabruras de Santana Lopes, veja-se no site da CML como ele se vangloriou de ter construído o Estádio da Luz:

Benfica inaugura novo Estádio

Foi uma noite memorável para os 65 mil benfiquistas que lotaram por completo o novo Estádio da Luz. Inaugurado em 25 de Outubro de 2003, pelo Presidente da Repúbica, Jorge Sampaio, com a presença do Primeiro Ministro, Durão Barroso, e do Presidente da Câmara de Lisboa, Pedro Santana Lopes, na tribuna de honra, o momento fica para a história e o ambiente é de festa.
Santana Lopes, sportinguista de gema, empolga os 65 mil benfiquistas presentes no Estádio, que será palco da final do Euro 2004, ao designar a nova Luz como a obra de grande envergadura realizada em menos tempo e com grande eficácia.
“O Sport Lisboa e Benfica já conquistou muitos títulos em várias modalidades ao longo do seu historial e este é mais um e é especial”, declarou Santana Lopes de modo efusivo. No seu discurso, o autarca não deixa escapar a oportunidade de se dirigir aos “profetas da desgraça” que segundo o próprio, “encheram páginas e páginas de jornais” ao vislumbrarem a possibilidade da autarquia e do clube serem incapazes de fazer erguer o recinto inaugurado.
”Parem para pensar e ver que quando os homens e as mulheres querem que a obra nasça, a obra nasce mesmo!”, exclama o autarca, manifestando claramente essa sua convicção de modo entusiástico.
Santana Lopes com um arrebatado “Viva o Benfica!”, terminou o seu discurso sob uma onda de fortes aplausos quase ensurdecedores.

Etiquetas: ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker