Voltar à Página Inicial

Parabéns, Liga por bela aurora



Notas Prévias:

Durante todo este período de incerteza sobre que liga nós íriamos disputar, confesso que os maiores aliados do capataz do Amadora, que não do Estrela da Amadora, foram justamente alguns sectores de associados do Belenenses, alguns deles até arranjaram tempo para não só silenciarem a podridão deste futebol, cujo expoente máximo se traduziu num silêncio cúmplice e até de crítica pela forma aparentemente de abstinência da actuação da nossa Direcção ou da SAD do nosso Clube.

Ao invés, vários foram os sectores de crítica à chico-espertice dos dirigentes amadorenses e outro dia viu-se aqui, uma vez mais retratado, não só por mim, mas pela mão do jornalista Joaquim Rita, que já o ano passado o Estrela da Amadora devia ter sido impedido de participar na Liga. Os jornalistas lá saberão porque o dizem, algo que eu o digo com o veêmencia e sempre apelei aqui para que os faz-de-conta da comissão de gestão em vez de andarem por ali entretidos com o futsal e ameaças de processos judiciais a eito, olhassem por um bocadinho para o futebol e, já que deixaram salários em atraso por pagar, ao menos que tivessem pedido a exclusão do Amadora durante a prova.

Não foi por falta de convite nesse sentido enderaçado à geral pelo Hermínio Loureiro na denúncia da situação ilegal do ano transacto, mas era mais importante "governar" a pensar em eleições e garantir os votos das secções do Belenenses e pronto ficou a festa estragada.

Que nos sirva de lição, porque não é admíssivel que hajam dirigentes do Belenenses que tiveram o condão de serem gozados pelo capataz do Amadora, para não falar na visita de cortesia que foram fazer à sede do Sindicato de Jogadores, quando é certo que o Cabral Ferreira se limitava a renunciar receber o cavalheiro, justamente, disse-me ele uma vez, porque não sabia se estava perante um empresário de futebol, um advogado ou um dirigente sindical.

Fiquemo-nos pela análise de Santos Neves e guardemos as resposata num futuro mais ou menos a prazo.

Das muitas tricas e dicas restelianas só há uma dúvida que mantenho dentro de mim e muito gostava de ser esclarecido: será verdade que um ex-dirigente do Belenenses quis ser presidente do Estrela da Amadora?

Por Santos Neves em A Bola


Enorme admiração pelos futebolistas e treinadores do Estrela da Amadora: passaram um ano sem receber ordenado e congregaram coragem, ganas, qualidade para concluir a I Liga nada menos de 10 pontos acima da linha de despromoção.

Eis um clube cujos dirigentes não merecem os extraordinários atletas que tiveram e para os quais continuarão a estar-se nas tintas! Elementar justiça: acaba de ser punido com a saída do futebol profissional (nem na II Liga terá lugar). Porque na Liga do futebol profissional há, finalmente, Direcção e Comissão Executiva - e, noutro importantíssimo plano, Comissão Disciplinar - determinadas a fazer cumprir regulamentos aprovados com o necessário ano de antecedência.

Espantoso como o presidente do Estrela ainda teve a lata para tentar o cúmulo da chico-espertice: que se lixem os credores, nada se paga mas cria-se uma SAD (tinha mandato dos sócios para o fazer?), inscreve-se a SAD na Liga e toca a andar... (aliás, a velha estória de, à beirinha do abismo, dar passo... em frente).

Até há bem pouco tempo, esta imoralidade ter-se-ia concretizado... Até há bem pouco tempo, o Apito Dourado teria, evidentemente, dado em nada... - quais severas punições desportivas para Boavista, Vizela, Gondomar... qual quê? E tudo continuaria de podre ainda mais podre no dito inantigível reino do futebol português. Parabéns, nova Liga. Parabéns, clubes que a apoiam. Impondo-se a fortes ventos e marés, estão a criar uma bela aurora muito melhor para o futuro.

Belenenses: legal, mas miraculosamente, pela 2º vez escapa à despromoção que teve em campo. Não abuse, ainda mais, de tamanha sorte!

Etiquetas: , ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker