Voltar à Página Inicial

Taça da Liga: como foi lançada a lebre



Lendo melhor as notícias sobre este affair da Taça da Liga que, a meu ver, nos coloca nas meias-finais da referida competição, verifico que o tema foi lançado pelo blogue Briosa, ás 17H57 do dia 19, 2ª Feira, pela pena de cparis.

A partir daí, foi um ver se te avias pela comunidade bloguista quue fez a difusão entre si.

Ou seja, passou-se a ter conehcimento da ilegalidade que nem sequer o Belenenses deu conta em primeira mão, nem disso foi seu autor.

Se eventualmente viermos a ganhar a causa ou se conseguimos apresentar recurso a horas, convinha agradecer ao Briosa.

Não nos ficaria mal.

Leia-se, então, o que lá foi escrito:
O Gonçalo Cabral, alertou-me e bem, que o Belenenses teria melhor "goal average" que a Briosa no sábado passado. Confesso que por falta de tempo não fui tão minucioso quanto ele, e cometi um erro.
Mas ao ler o comentário do Gonçalo reparei no estranho caso de se estar a usar o "goal average" como critério de desempate, que está caído em desuso há vários anos, ao invés do "goal-difference".


O "goal average" é o quociente entre os golos marcados e sofridos, critério que foi usado durante muito tempo, mas que premiava as equipas mais defensivas.

Ora, se nao me engano:
Equipa GM-GS Goal Average
Guimarães 3-2 1.50
Belenenses 2-1 2.00

Pelo que a equipa que devia seguir em frente deveria ser o Belenenses. Esperemos que não seja mais um imbróglio daqueles que é hábito existir no nosso futebol.

P.S. Confesso que a conclusão a que cheguei é deveras surpreendente e posso ter cometido uma falha algures. Agradecia que o indicassem, porque parece-me que houve um erro grave no Regulamento.

Depois, noutro post sob o título "Os hipócritas", acrescenta:
O António Boronha tem um link sobre os hipócritas que me dá gozo ir lendo. Confesso que não tive o tempo de ontem acompanhar a net sobre o tema que lancei aqui
É que é espantoso ver as reacções de quem se aproveita do trabalho dos outros sem lhes fazer referência. Sei que não este tema não teria a exposição que teve se o Boronha não tivesse pegado nele, mas acho que uma pequena referência (pública ou privada) não ficava mal, principalmente a quem mais vai beneficiar do caso - a SAD do Belenenses que tem o desplante de escrever isto no seu site:

O Belenenses conta participar nas meias-finais da Taça da Liga e vai estar presente no sorteio de amanhã, face ao teor da regulamentação da própria competição.

Pois, não é face ao regulamento, mas sim face ao terem sido alertados para o regulamento. Porque ontem o seu líder da SAD dizia que o Belenenses tinha sido eliminado por um qualquer golo anulado. Confesso que não recebi nenhum mail de agradecimento desta SAD, mas eu não faço parte dos especialistas nem escrevi nenhum parecer técnico que vieram a reforçar a tese . Eu apenas fui o autor da tese.

Nos media tradicionais, excepções feitas ao maisfutebol,e ao Record, não encontro mais ninguém a referir o Briosa, apesar de usarem a informação por nós levantada. É pena.

E, ainda, no seu último post, sob o título "Duas dúvidas" remata ás 13H10 do dia de hoje:
Segundo a Antena 1, a Liga pretende que se faça uma "interpretação actualista" dos regulamentos. Quanto a isso tenho duas dúvidas:

Se o regulamento foi escrito o ano passado (o regulamento anterior falava em diferença de golos) como pode estar desactualizado que exija uma "interpretação actualista"?
Parece que, pelo que dizem, nunca foi intenção usar o goal average. Mas como se adivinha o que eles pensavam? Ora, se efectivamente quisessem usar o goal average como é que o escreveriam nos regulamentos? Não teria sido desta forma?

Do Belenenses não se sabe nada. Parece que estavam à espera do resultado do sorteio para saber se vale a pena falar ou não.

Etiquetas: , , ,




Enviar link por e-mail

Imprimir artigo

Voltar à Página Inicial


Weblog Commenting and 
Trackback by HaloScan.com eXTReMe Tracker